sexta-feira, 28 de agosto de 2009

II capacitação do projeto Casa de Memória do Tronco Velho Pankararú. Trabalho de campo e técnicas de entrevista.




A capacitação tem como mais amplo objetivo oferecer aos jovens pesquisadores indígenas a possibilidade de familiarizar-se com os instrumentos do trabalho de campo. Através de algumas atividades (listadas na tabela abaixo) que por um lado, estimulem a reflexão critica dos pesquisadores sobre os assuntos a serem abordados durante a pesquisa e as entrevistas e, por outro lado, orientem empiricamente o desenvolvimento do trabalho, pretende-se fazer com que os pesquisadores se apropriem destes instrumentos para posteriormente aplicá-los no decorrer da pesquisa. Sendo que os pesquisadores se encontram na fase de realização das entrevistas, será dedicada particular atenção a este meio de coleta de dados, explicando os diversos métodos à disposição, suas vantagens e desvantagem, qual escolher nos casos em pauta e as diferentes fases que os caracterizam. Num trabalho conjunto com os pesquisadores será elaborado um discurso introdutório padrão a ser apresentado aos informantes para a comunicação mais clara possível das intenções e destino das entrevistas. Serão também elaborados os roteiros das entrevistas para cada informante escolhido, como ‘suporte guia’ das mesmas, e abordadas as formas de adaptar as perguntas dependendo das situações que poderão se apresentar.

Um outro objetivo da capacitação se concentra em valorizar o trabalho de equipe, incentivando a comunicação entre os pesquisadores sobre os dados coletados e alimentando a reflexão conjunta sobre estes.

Um comentário:

  1. É importante que cada vez mais busquemos nos informar e nos formar, disso depende nossa geração e as futuras, também. Dessa forma, podemos garantir e fortalecer nossa cultura, pois estaremos sempre registrando momentos como este, em que desafios constroem grandes conquistas. O trabalho em equipe é de grande valia, sem nossos parentes (de sangue ou não), que estão dispostos à ajudar, nossa vitórias não seriam possíveis.
    Abraços e muita luz para todos!!!
    Luana Pankararu.

    ResponderExcluir